Divulgações!

ImageChef.com

sábado, 20 de agosto de 2011

Alimentos Funcionais e Seus Benefícios

Alimentos funcionais: o que são?
São aqueles alimentos que além da sua função básica de nutrição também produzem efeitos metabólicos, fisiológicos e benéficos para a saúde, através da atuação de um nutriente ou não nutriente no crescimento, desenvolvimento, manutenção e em outras funções normais do nosso organismo. Seu consumo regular pode ajudar na prevenção e também para impedir o avanço de uma determinada doença que já esteja instalada.
Para gozar dos benefícios desses alimentos é importante que eles estejam em sua dieta habitual e sejam consumidos regularmente.
Esses alimentos funcionais geralmente são alimentos que já estão integrados em uma dieta saudável, equilibrada e variada, onde existe a ingestão de todos os grupos e tipos de alimentos. Uma alimentação assim já fornece alimentos com propriedades funcionais, como por exemplo, as frutas, vegetais e legumes que contém fibras, vitaminas e minerais que se consumidos devidamente e dentro de sua recomendação de quantidade diária fornecem propriedades funcionais.
Fora esses alimentos existem alguns com propriedades funcionais que você pode adicionar a sua dieta habitual como, por exemplo, a soja que contém isoflavonas e efeitos benéficos na redução do colesterol e reduz o risco de doenças cardiovasculares, os antioxidantes como licopeno (encontrado no tomate), betacaroteno (encontrado na abóbora, couve, cenoura, espinafre, mamão, manga e etc.) e flavonóides (encontrados no suco de uva natural ou vinho tinto) que possuem efeitos na redução de riscos de doenças cardiovasculares e câncer, as fibras (que são encontradas em vegetais, frutas e cereais) que possuem efeito na redução de riscos de doenças do intestino e também ajudam na redução do colesterol, pró-bióticos (que são encontrados em iogurtes e leite fermentado) que ajudam no equilíbrio da flora intestinal e inibem o crescimento de microorganismos patogênicos e etc.
Se você deseja adicionar esses alimentos a sua dieta habitual seguem algumas dicas:
  • Adicione a salada todos os dias as suas refeições
  • Adicione as suas frutas, seus sucos ou vitaminas, os cereais como aveia, granola, linhaça e etc.
  • Coma de 5 a 6 porções de frutas e vegetais por dia
  • Beba bastante água
  • Tenha uma dieta rica e equilibrada
  • Comer de 3 em 3 horas e evitar longos períodos em jejum.


Dicas de alimentos funcionais que devem ser adicionados na sua dieta diária:
 
  • Alho: É associado ao combate a gripe e ao controle de pressão arterial. Indicada a ingestão de um dente de alho por dia.

  • Soja : Abundante em isoflavonas, o consumo da soja está associado à redução dos níveis de gordura no sangue. Indicado a ingestão de 250ml de suco de soja por dia.

 
  • Chá verde: indicado para quem tem problemas de pressão arterial, níveis altos de colesterol e ainda inibe a ação dos radicais livres. Indicada a ingestão de no mínimo 4 xícaras de chá por dia.

  • Castanhas, nozes ou amêndoas: Fontes de sais minerais e vitamina, elas protegem contra o envelhecimento da pele e do coração. Ajudam também a evitar a anemia. Indicada a ingestão de duas a três unidades por dia.

  • Linhaça: contém lignana, que modula o sistema imunológico, reduz o colesterol e o risco de doenças cardiovasculares.

  • Azeite: O óleo de oliva possui várias substâncias benéficas à saúde. Ele pode reduzir a quantidade de LDL (mau colesterol) do organismo, devido a sua grande quantidade de gordura monoinsaturada, além de reduzir o risco de infarto ou AVC uma vez que o consumo regular do óleo de oliva previne a formação de placas de ateroma nas paredes dos vasos sanguíneos.
    Outro fator importante para a saúde é que o óleo de oliva previne oxidações biológicas porque é rico em polifenóis, que diminuem a formação de radicais livres. Os radicais livres são muito nocivos à saúde, pois são responsáveis pelo envelhecimento, e doenças degenerativas, como o câncer por exemplo.

Nenhum comentário: